domingo, 18 de novembro de 2007

Vale a pena?


O Verão está chegando e com ele o aumento das doenças de pele, como por exemplo, o câncer. A praia nesta época fica lotada, dependendo da hora você não consegue estender sua canga ou abrir sua cadeira. O sol é um presente dos deuses para os banhistas e os mesmos não perdem um minuto para retribuir toda a beleza e calor que ele nos fornece.
O dia amanhece, o sol aponta no horizonte e as pessoas já estão de pé prontas para pegar seu lugar no paraíso, na praia é claro! Sem hora para voltar, muitos já arrumam seu lanche para levar, colocam comidas, biscoitos, bebidas e outras “coisitas” nada saudáveis no isopor. As mulheres principalmente não podem esquecer sua bolsa de praia, onde há canga, batom, condicionador, pente, bronzeador, espelho e seus óculos escuros. Agora muitas das vezes os produtos mais importantes são esquecidos, como o chapéu e o protetor solar, esses, essenciais para evitar várias doenças de pele.
Muitos pessoas pensam que com eles não vai acontecer nada, que é mais fácil que aconteça com o outro, mas o sol não escolhe idade e nem sexo e é preciso se proteger. Talvez aquela pele dourada do sol seja realmente linda, confesso que eu adoro e que já cometi esse erro de não usar protetor porque queria estar morena. Contudo, descobri que você pode ficar da cor do pecado se protegendo, o protetor solar ele não impede que você realize esse desejo, ele só será uma contribuição para uma pele bonita. Na década de 60, a valorização estética do corpo bronzeado foi fator determinante para o aumento dos casos de câncer. Isso porque, a radiação solar provoca menor resposta imunológica da pele que, por sua vez, fica mais vulnerável ao aparecimento dessa doença. Enquanto que na década de 30 as estatísticas apontavam um caso de câncer de pele para cada 1.500 pessoas, no ano 2000, a taxa subiu de um para cada 90 pessoas.
No Brasil não há números em relação ao câncer de pele, mas estatísticas internacionais apontam um crescimento da doença em 4 % ao ano, apesar das tentativas de alerta. Na Austrália, onde as campanhas são maiores, conseguem-se curar 87% dos tumores. Aqui, este número não chega a 60%. Existe um estudo realizado na França que alerta para mais um risco da exposição descuidada aos raios solares: pessoas que ficam ao sol com freqüência têm de duas vezes e meia a quatro vezes mais risco de desenvolver catarata.
Então se cuidem!!!



Um comentário:

RAFAELA CARO disse...

Mt bem cabeçãoo!
Isso aí! :)))
Parabéns!